Desumidificação Bry-Air

O Sistema de Desumidificação Bry-Air, é uma tecnologia que se iniciou nos Estados Unidos e tem mais de 50 anos de mercado mundial, é um processo químico a base de sílica gel e outros, tem por finalidade tratar a umidade de um ambiente fechado (câmara) da seguinte forma:

Os equipamentos de frio como ar-condicionado ou unidades condicionadoras tratam a temperatura do ar estabelecida em projeto dentro da câmara.

O Desumidificador por sua vez trata a carga de umidade presente no ambiente, umidade liberada pelo produto estocado + infiltração de ar por meio de portas e frestas, o sistema de desumidificação é regenerativo.

Este processo de desumidificação encontra-se acessível a todos, conta com uma ampla eficiência e segurança a qual fornece também uma economia de no mínimo 30% de energia em relação ao sistema mecânico existente no mercado.

Segue ilustração do sistema de desumidificação + controle de temperatura:

EQUÍLIBRIO HIGROSCÓPICO EM GRÃOS

Os grãos são materiais higroscópicos, isto é, tem capacidade de ceder ou absorver a umidade do ar que os envolve. Para cada espécie existe um equilíbrio higroscópico que depende da temperatura e do estado higrométrico do meio ambiente. Equilíbrio higroscópico significa um balanceamento entre a umidade do grão e a umidade relativa do ar; para temperaturas iguais ocorre a igualdade de tensões entre a porcentagem de umidade do grão e a umidade relativa do ar. No momento em que há equivalência no deslocamento de umidade ocorre então o equilíbrio higroscópico (veja. Tabela 01).

CASO: DENTRO DE UMA CÂMARA

Qual será o teor de umidade de uma certa quantidade de soja exposta a um ambiente com as seguintes características; temperatura de 20ºC, e desloca agora para a direita até coincidir com um umidade relativa de 60%, então após um certo período de exposição a estas condições, teremos uma massa de soja com teor de umidade de 10,8%.

Tabela. 01;
 
 
Fonte: Dryeration
 
 
Fonte: Dryeration